Guia de Intervenção Comunitária para o Desenvolvimento Local

O projeto “Há Festa no Campo”, da responsabilidade da Associação Ecogerminar, foi um projeto que demostrou grande capacidade de motivação e envolvimento das populações abrangidas, ensaiando novas abordagens e inovando nos processos e produtos alcançados.
No meio rural, tantas vezes esquecido e deprimido, iniciativas como esta vêm mostrar que em todos os territórios, com populações de diversas idades, origens e qualificações, é possível trabalhar em conjunto e promover ações que aumentem a autoestima e o orgulho em pertencer a uma comunidade e demonstrar que é possível as pessoas organizarem-se e mudarem o “seu mundo” para melhor.
Este manual visa partilhar muitas das aprendizagens recolhidas ao longo destes três anos e aumentar o alcance deste projeto, disseminando recomendações práticas.

O “Há Festa no Campo” propõe um modelo de intervenção comunitário e multidisciplinar, um modelo de promoção da participação (assembleias comunitárias), de promoção do empowerment (capacitação) e de promoção da celebração (apresentação comunitária das iniciativas). Este é um processo de intervenção experimental com base numa lógica de investigação-ação, onde a investigação é um processo contínuo de experimentação fundamentada em conhecimentos e práticas resultantes das diferentes disciplinas e dimensões da intervenção social com comunidades.

Esta publicação conta com o Apoio da Animar e pode ser descarregada aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *