No dia 20 de março de 2024, a atividade “Pé de Conversa”, que integra o projeto “Mentes Ativas, Corpos Saudáveis” vencedor do Orçamento Participativo Sénior 2023, rompeu uma vez mais com a monotonia do dia-a-dia, trazendo alegria a todas as pessoas que a ela se juntaram. A tarde começou com uma visita à “Casa da Memória da Presença Judaica de Castelo Branco”, um museu dedicado à história da comunidade judaica que habitou na nossa cidade e que que nos permitiu descobrir a sua herança e legado. Depois da visita cultural, o grupo aproveitou o bom tempo que se fazia sentir para dar uma caminhada pelo Parque da Cidade, meter a conversa em dia e relaxar na companhia uns dos outros.
Passadas 3 semanas, no dia 11 de abril, realizou-se mais um “Pé de Conversa”, contando com a participação de cerca de 20 pessoas. O local escolhido foi o Clube de Castelo Branco, que nessa semana comemorava os 120 anos de existência. Foi uma tarde “fora da caixa”, tendo as pessoas do grupo participado em três oficinas diferentes: às 14h, com a associação EcoGerminar na dinamização, mergulharam na confeção de artigos a partir de meias desparelhadas, dando-lhes uma nova vida! Às 15h30, juntaram-se num “Círculo de Poesia”, oficina dinamizada pela Mercearia do Bem-Estar , e que visa promover o bem-estar psicológico através da criação poética. Por fim, assistiram a uma palestra sobre a flora albicastrense, animada pelo projeto PlantSitting.
A atividade “Pé de Conversa” tem sido amplamente apreciada pelas pessoas participantes. Ao mesmo tempo que se potencia a atividade física, promove-se a criação e a manutenção das relações interpessoais, e com isto, o bem-estar da população de 65+ anos da Freguesia Castelo Branco .
#bemestar
#comunidade
#mentesativas
#corpossaudaveis
#envelhecimentoativo
#envelhecimentosaudavel
#orcamentoparticipativosenior
@ines.rribeiro