Mais uma manhã com “A Eco vai ao Mercado!” no Mercado Municipal de Castelo Branco! Foi no sábado 7 de outubro e, desta vez, contamos também com a presença da InterAge Associação – Associação de Desenvolvimento Comunitário e de Apoio Familiar. Relembramos que esta iniciativa mensal tem como principal objetivo promover os 7Rs da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar, reintegrar.
No piso 0 do mercado municipal, tivemos a atividade “Reciclar e Reutilizar para Plantar”, proposta pela @InterAge, que lançou o desafio de criarmos vasos com sacos de ração, de os decorarmos ao nosso gosto e, no final, escolher uma planta (suculentas, pés de plantas aromáticas e outras), para levar para casa. Aproveitamos para agradecer às pessoas amigas da InterAge e EcoGerminar a doação das plantas.
Na praça, decorreram as atividades “Mitos e Verdades sobre a Reciclagem” e “Cápsula do Tempo”, ambas dinamizadas pela EcoGerminar. Na primeira, convidámos os passantes a posicionarem-se e debaterem as afirmações por nós dadas: “Ao reciclar estou a contribuir para que postos de trabalho sejam dispensados.”, “A compostagem doméstica produz maus odores.”, “Os biorresíduos, quando colocados em aterros, trazem vários problemas para a saúde.” Mito ou Verdade?
Na segunda atividade, o desafio não era fácil: escrever uma carta, deixar uma mensagem às gerações futuras, com especial foco nas questões ambientais.
A próxima edição de “A Eco vai ao Mercado” terá lugar no sábado 4 de novembro, entre as 8h e as 12h, no Mercado Municipal de Castelo Branco.
Façam as vossas compras no Mercado Municipal, participem nas nossas atividades e contribuam para uma comunidade mais participativa, mais responsável e mais sustentável.
[Eixo de intervenção II – Sustentabilidade ambiental]