Sustentabilidade Ambiental

MEMÓRIAS| Arroz Colaborativo | 23 de setembro

MEMÓRIAS| Arroz Colaborativo | 23 de setembro |
 
Já lá vai mais de uma semana que aconteceu, no Mercado Municipal de Castelo Branco, o Arroz Colaborativo, evento que juntou a comunidade albicastrense em torno de um arroz confecionado com produtos regionais e locais trazidos pela própria comunidade.
 
Mais de 70 pessoas participaram, das mais variadas formas: trazendo um ingrediente, mexendo o arroz, servindo os saborosos pãezinhos com azeite e sal, dando a degustar o arroz, degustando o arroz, respondendo às perguntas do dinamizador José João Rodrigues, sobre o que fazer para potenciar aquele mercado municipal. Aproveitamos aqui para deixar um agradecimento especial aos vendedores do mercado, que mesmo não podendo deixar as suas bancas, fizeram questão de participar, dando ingredientes.
 
A verdade é que, enquanto os ingredientes se iam juntando na panela, a conversa ia fluindo, gerando ideias e propostas no sentido de potenciar o mercado municipal, espaço de proximidade, de comércio local e tradições, no coração da cidade: porque não realizar um programa de eventos no mercado, com provas gastronómicas, almoços colaborativos e a promoção e demonstração de produtos locais? Atuações musicais, atividades culturais para famílias, gastronomia do mundo e tasquinhas foram também outras das ideias partilhadas. Iniciativas de sensibilização para que as pessoas voltem a fazer as suas compras no mercado, para incentivar ao consumo dos produtos da época e de produtos locais, através de folhetos nas caixas do correio e de campanhas digitais, juntaram-se à lista de propostas dadas pelos presentes.
 
Foi uma manhã colorida de emoções positivas, onde a partilha, a colaboração e a sustentabilidade forma as palavras de ordem.
 
Este evento, promovido pela EcoGerminar, contou com apoio da Fundação Inatel , do Município de Castelo Branco , e com a dinamização do animador e empreendedor comunitário José João Rodrigues da Casa do Sal da Figueira da Foz .
 
[Eixo de intervenção II – Sustentabilidade ambiental]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *