Decis – (Des)Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a Inovação

O projecto DECIS – (Des)Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a Inovação foi um projeto, financiado pelo EEAGrants (Unidade Nacional de Gestão), pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Cidadania Ativa, que visa reforçar o poder e eficácia das ONG’s através da melhoria e dinamização da formação e qualificação dos seus e suas dirigentes, colaboradores/as e parceiros e da incorporação de melhores práticas de governação, igualdade de género, auscultação dos stakeholders e procedimentos no domínio da gestão.
Pretendeu, igualmente, preparar as ONG’s para atuar de forma dinâmica e eficaz na promoção da inovação e empreendedorismo social diversificando os serviços prestados.
Foi ainda criado e desenvolvido um sistema de acreditação da formação das ONG e uma marca que dê visibilidade e reconhecimento à acreditação das suas atividades formativas.

O projeto inclui ainda a promoção de formação à distância, a realização de seminários com o propósito de promover e preparar as ONG para a incorporação de princípios e procedimentos visando a igualdade de oportunidades e de género e outros procedimentos no domínio da boa governação.  Este projeto contemplava ainda operacionalização de workshops para a incorporação destes processos e procedimentos, assim como com a criação de uma agência de inovação social e a formação de facilitadores em empreendedorismo social.

O âmbito territorial de intervenção foi Portugal Continental, sendo que foi dinamizado pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com a ALIENDE – Associação para o Desenvolvimento Local, Associação EcoGerminar – Associação de Desenvolvimento do Interior, de Promoção do Comércio Solidário, do Ecoturismo e da Luta à Desertificação Rural e com a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.

Conheçam melhor o DECIS em: https://gulbenkian.pt/project/decis-desenvolvimento-estrategias-capacitacao-para-inovacao-social/

Anúncios
%d bloggers like this: