“A poesia cose as feridas da exclusão. Abre portas. A poesia faz de espelho. Eles reconhecem-se, olham-se no poema e escrevem a partir do que são e são a partir do que escrevem.” – Cristina Domenech, 2014
Foi partindo desta máxima que o Projeto Mercearia do Bem-Estar, em parceria com a EcoGerminar e a Junta de Freguesia de Castelo Branco, desenvolveu a iniciativa “Círculos de Poesia: Promoção do bem-estar psicológico através da poesia”, no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco. Ao longo de 14 sessões, entre novembro de 2024 e março de 2025, as pessoas reclusas participantes foram motivadas a expressar pela poesia reflexões, emoções, sentimentos e pensamentos, através de exercícios diversos ligados aos temas da autoaceitação, propósito de vida, relações interpessoais positivas, e crescimento pessoal.
Cada sessão tornou-se num espaço seguro de livre expressão e criação, de partilha e de escuta, orientado para o aumento do bem-estar psicológico e do potencial criativo de cada participante.
No final, palavras como “cumplicidade”, “alegria”, “esperança”, “autoconhecimento”, e “criar”, entre muitas outras, foram usadas pelas pessoas participantes para descreverem o impacto das várias sessões em cada uma delas.
#poesia
#bemestarpsicologico
#estabelecimentoprisional
