Projeto Vigiar e Pedalar

A Associação EcoGerminar promoveu o Projeto Vigiar e Pedalar, no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e da Juventude. Este projeto vigiou zonas florestais de um posto de vigia fixo nomeadamente do Castelo mas também a vigia móvel na zona do Monte de São Martinho e Senhora de Mércules.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa da responsabilidade do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, sendo a Associação EcoGerminar a entidade promotora do projeto em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Junta de Freguesia de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

O projeto decorreu entre o dia 22 de julho e terminou no dia 30 de agosto de 2019. Os jovens voluntários realizaram a vigia a partir do Castelo, permitindo uma excelente visibilidade sobre a região, o que lhes possibilitou a sinalização de dois focos de incêndio. No total do projeto participaram 9 jovens organizados em dois turnos com 10 horas de vigia por dia. Os voluntários receberam ao longo do projeto formação na área da proteção civil, prevenção dos incêndios florestais e defesa da floresta, tendo as ações decorrido no Comando Distrital de Operações e Socorro de Castelo Branco.

 

"Gerar Valor Sustentável do Local para o Global"

%d bloggers like this: