Animação Territorial

Rede Cool – Núcleo Territorial

logo rede cool
No passado dia 6 de Fevereiro a Associação EcoGerminar e a ETEPA estiveram presentes no lançamento do projeto REDECOOL – Redes Colaborativas para o Emprego Local, que decorreu no Centro Comunitário do Landal (Caldas da Rainha). Um seminário que contou com a presença dos vários parceiros envolvidos no projeto e é dirigido, sobretudo, aos jovens até aos 30 anos.

O projeto REDECOOL Emprego – Redes Colaborativas para o Emprego Local Jovem tem agora um núcleo em Castelo Branco, após candidatura da Associação EcoGerminar que estabeleceu um protocolo com a ETEPA para o efeito. Esta iniciativa será formalmente lançada em Castelo Branco no dia 26 de fevereiro na biblioteca municipal e conta já com a parceria da ACICB, da Câmara Municipal de Castelo Branco e com o apoio do IEFP de Castelo Branco. Esta iniciativa está já a receber inscrições nas instalações da ETEPA e Associação EcoGerminar, e os interessados podem acompanhar os desenvolvimentos da iniciativa através do grupo de facebook com a designação Rede Cool Núcleo Local Castelo Branco
Trata-se de um projeto cuja principal finalidade é promover o emprego e a empregabilidade através de formas de atuação colaborativas organizadas em redes (locais/regionais e de âmbito nacional), que potenciem a eficácia e eficiência na inclusão dos mais jovens (com idade inferior a 30 anos) em situação de desemprego ou precariedade económica.
Com o apoio de seis associações de desenvolvimento local, no norte a Associação de Desenvolvimento Local do Minho-Lima e a Atlas – Cooperativa Cultural, na região do Alentejo a Aliende – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, no centro litoral, a Associação do Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares, em Setúbal a Micre . Associação Microcrédito Portugal, nos açores a CRESAÇOR e no interior centro, a Associação EcoGerminar que irão gerir durante um ano e meio o núcleo local. Foram criados cerca de oito núcleos regionais com o objetivo de fomentar uma maior proximidade com os jovens. O projeto conta com vários parceiros desde o sector público ao privado, criando igualmente pontos de convergência que potenciem a diminuição da taxa de desemprego, afirmam os responsáveis.

O projeto é dinamizado pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, tendo sido aprovado no quadro do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e financiado pelo EEAGRANTS.

foto jovens

Voluntárias da Rede Cool

Para mais informações contactar Zélia Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *