Ecogerminar

PROJETO PELA FLORESTA, PELO PLANETA... POR NÓS

A Associação EcoGerminar promoveu o projeto “Pela Floresta, pelo Planeta… por Nós!”, no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que consistia em vigiar as zonas florestais de um posto de vigia fixo e observar e sinalizar zonas da freguesia que necessitem de limpeza por parte dos proprietários de terrenos florestais, particulares e outros, por forma a sensibilizar os intervenientes, para que hajam em conformidade.
O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa da responsabilidade do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, sendo a Associação EcoGerminar a entidade promotora do projeto em parceria com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, com a GNR (Guarda Nacional Republicana, o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e a Câmara Municipal de Castelo Branco.
O projeto teve início no dia 15 de julho e terminou no passado dia 1 de setembro. Os jovens voluntários realizaram a vigia a partir do  Castelo, permitindo uma excelente visibilidade sobre a região, o que lhes possibilitou a sinalização de alguns focos de incêndio. No total participaram neste projeto 11 jovens organizados em dois turnos com 10 horas de vigia por dia. Os voluntários receberam ao longo do projeto formação na área da proteção civil, prevenção dos incêndios florestais e defesa da floresta, tendo as ações decorrido no Comando Distrital de Operações e Socorro de Castelo Branco. A Associação EcoGerminar agradece o empenho e dedicação dos jovens voluntários que participaram neste projeto, assim como, a todos os nossos parceiros a colaboração e cooperação neste processo.