Ecogerminar

CORES PARA O DESENVOLVIMENTO

A Academia “Cores para o Desenvolvimento” tem por base a metodologia do Projeto Arco Iris. Esta metodologia é coordenada pela Universidade do Minho e destina-se a professores/tecnicos do primeiro ciclo  e a alunos que se encontram a frequentar o 4.º Ano de Escolaridade. Os professores irão receber formação creditada sobre a metodologia inserida no Livro “Sarilhos do Amarelo”, durante o primeiro período, e no segundo e terceiro período, serão aplicados os conhecimentos adquiridos aos alunos.

A academia cores para o desenvolvimento, pretende utilizar novas metodologias como a “Arco-Íris”. Este projeto tem duas necessidades especificas, a primeira passa pela capacitação de educadores para novas metodologias de ensino, para poderem ensinar crianças e jovens em processos de autorregulação da aprendizagem, a autonomia e processos importantes para o seu crescimento e para ao longo da vida. A segunda necessidade passa pela criação de agentes educativos em Castelo branco, de preferência de novos desafios educativos.

• Capacitar educadores para novas metodologias de formação e ensino, para poderem ensinar as crianças e jovens a treinar os processos de autorregulação da aprendizagem, autonomia, a responsabilidade e os processos de autorregulação da aprendizagem ao longo da vida.
• Criar de uma comunidade de agentes educativos em Castelo Branco, de referência para novos processos de mudança e de questionamento face aos novos desafios educativos e às exigências de formação continua e de aprendizagem com base na experiência entre pares.
• Organizar uma equipa de 7 professores para realizar a formação de 11 a 18 sessões, que terá a duração de 11 semanas, com acompanhamento e monitorização quinzenal.
• Identificar e capacitar 105 crianças e jovens que frequentam o 1º CEB (4º ano) através do livro “Sarilhos do Amarelo”.

Ana Inácio

Daniel Nunes da Ascensão

Diogo Miguel de Jesus

Luis Emanuel Mateus Marçal

Paula Maria Dinis Rosa Pereira Pais

Ana Luisa Farinha dos Santos

Inês Sofia Garcia Guedes

Marlene Lopes

Parceiros: