ATIVISMO PARA O DESENVOLVIMENTO
O Torrance Center Portugal tem como missão contribuir para que todas as pessoas possam ter acesso a ferramentas de pensamento criativo, crítico e empreendedor, aumentando a capacidade de resolverem os problemas que enfrentam, de modo a criarem conscientemente um impacto positivo e sustentável nas suas vidas e nas comunidades em que participam.
É objetivo do Torrance Center fomentar o desenvolvimento de competências de resolução criativa de problemas, tanto a nível mundial como a nível nacional. Pretende ainda manter os seus valores de respeito pelas pessoas, promovendo a sustentabilidade económica, social e pedagógica, investindo sempre na igualdade de oportunidades pelo aumento do acesso a metodologias de Resolução Criativa de Problemas.
A Torrance Center é uma das parceiras responsável pela formação dos mentores da Academia do Conhecimento de Castelo Branco implementados nos mentores o programa CriAtividade®: Problem Solvers em Ação. Este programa consiste na adaptação e validação, ao contexto português, de dois programas internacionais Destination Imagination® e Future Problem Solving Program International™ Este programa tornasse transversal às mais diferentes áreas como teatro, desporto, musica voluntariado, entre outras.
È possível identificar ainda que as evidências do estudo de impacto realizado em Portugal e de estudos internacionais, fundamentam que o CriAtividade® desenvolve as seguintes competências:
– Aprendizagem e inovação;
– Capacitação tecnológica e gestão de informação;
– Competências para a vida e trabalho;
– Assuntos e temas Chave.
Fonte dos conteúdos e mais informações em:
Torrance Center: https://www.tcportugal.org/
Programa Criatividade : https://criatividade.org.pt/
– Organizar uma equipa de 5 formadores/as para serem os primeiros Mentores da Criatividade;
– Formar e capacitar os 5 Mentores pelos Embaixadores da Criatividade para formação de Comentores durante 72 horas presenciais durante o período de 4 meses;
– Identificar e capacitar 90 novos Comentores e as Urbes da Criatividade, repartidos por 3 momentos, durante o período de 30 meses;
– Implementar a metodologia de referência em 3 organizações parceiras e envolvendo 30 estágios no âmbito da formação curricular;
– Criar a rede de partilha e gerar o processo de cascata de captação/formação de 10 novos criativos.
A Academia “Ativismo para o Desenvolvimento” funciona enquanto formação complementar dos/das alunos/as da Escola Superior de Castelo Branco e da ETEPA, sendo também aberto a todos/as os/as jovens do concelho, em horário extracurricular e a decidir de acordo com os envolvidos, sendo que a formação decorre durante 2 a 3 dias da semana, com sessões de 90 minutos, ao longo de 3 meses, e a implementação das iniciativas pelos/as jovens será enquadrada no âmbito dos estágios pré-profissionais, nomeadamente as/os jovens em formação para Assistentes Sociais e também nos mais diferentes cursos profissionais.
• Criar de uma comunidade de agentes educativos em Castelo Branco, de referência para novos processos de mudança e de questionamento face aos novos desafios educativos e às exigências de formação continua e de aprendizagem com base na experiência entre pares.
• Organizar uma equipa de 7 professores para realizar a formação de 11 a 18 sessões, que terá a duração de 11 semanas, com acompanhamento e monitorização quinzenal.
• Identificar e capacitar 105 crianças e jovens que frequentam o 1º CEB (4º ano) através do livro “Sarilhos do Amarelo”.
– Marco Domingues (Coordenador de Projeto);
– Zélia Duarte;
– Regina Vieira;
– João Leitão;