Aldeia Pedagógica de Juncal do Campo

Este projecto consiste num circuito lúdico com diversas atividades, que aproveita os espaços existentes na aldeia, procurando valorizar a história, as tradições, os saberes assim como a experiência comunitária.
A aldeia Pedagógica do Juncal do Campo, teve como principal finalidade afirmar a aldeia do Juncal do Campo, com base em iniciativas de economia solidária, de educação para o desenvolvimento e e criação artística, através de processos participativos de cooperação.
O circuito lúdico da Aldeia Pedagógica consiste na apresentação e reflexão dos murais que foram elaborados por artistas ao nível nacional e internacional e sobretudo, por artistas locais que têm valorizado e otimizado as histórias e os costumes do Juncal do Campo.
A cidadania participativa, a economia social e solidária, as tradições e património local, foram o mote para promover e sensibilizar as crianças/jovens para o desenvolvimento local e comunitário através de experiências fantásticas. A Associação EcoGerminar tem desenvolvido este circuito pedagógico, tendo já recebido desde o ano de 2016 mais de 400 crianças e jovens do ensino básico, profissional e ensino superior, provenientes de todo o país. As crianças/jovens ainda tem a oportunidade de visitar a queijaria do Juncal do Campo, onde poderão experimentaram um momento pedagógico com a Lurdes dedicado à confeção do queijo artesanal.
A Associação EcoGerminar desde 2015, ano em que lançou o site https://experienciasdaldeia.wordpress.com/ espera acolher cada vez mais pessoas, em iniciativas de valorização da aldeia, do património e das experiências que ainda hoje são referências fundamentais para o desenvolvimento local e sustentável. O circuito pedagógico insere-se no plano de atividade da associação e conta com o apoio da União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo e da Câmara Municipal de Castelo Branco.

%d bloggers like this: