Já conheces o RAS – Banco de Roupa Solidário de Castelo Branco? Hoje partilhamos contigo um pouco da história deste projeto que entrelaça Reciclagem, Artes e Solidariedade, e que ficamos a conhecer em conversa com a Ana Belo, coordenadora-voluntária do projeto.
O RAS – Banco de Roupa Solidário surge em 2005, como resposta à elevada quantidade de roupa doada para a realização de um desfile de moda com vestuário reciclado, no ano de 2004. Como aproveitar a roupa que sobrou e se encontrava ainda em bom estado? A resposta foi clara: colocar a roupa à disposição de quem precisa.
Em 2023, o RAS, com sede na antiga escola primária do Bairro do Cansado, continua a sua missão solidária e criativa: doar roupa, calçado, e outros artigos de moda e casa, a quem lá se dirija, e a realizar, anualmente, um desfile de moda com vestuário reciclado. O desfile deste ano está previsto para o mês de setembro, nas Docas de Castelo Branco.
Faz ainda parte da essência deste projeto a sua preocupação e respeito pelo meio ambiente. A reparação, a reutilização e a reciclagem são parte das suas práticas sustentáveis. Artigos provenientes de doações de particulares e instituições são triados, lavados, reparados para voltarem a ser utilizados; criam-se peças de roupa, verdadeiras obras de arte, a partir de material reciclável; em parceria com a empresa H Sarah Trading, dá-se resposta aos artigos têxteis que não têm condições mínimas para doação. Além disso, sensibiliza-se a comunidade para a importância da reciclagem e outras práticas sustentáveis, e promove-se uma economia circular.
O projeto conta com a colaboração incansável de 10 voluntárias e o apoio do Município de Castelo Branco e da Freguesia Castelo Branco .
*
Queres saber mais sobre o projeto? Tornar-te voluntário/a? Saber se podes lá ir escolher artigos de que necessitas? Entra em contacto com a coordenadora-voluntária Ana Belo:
Horários de abertura: segundas e quartas-feiras, das 16h às 19/20h.
[Eixo de Intervenção II – Sustentabilidade Ambiental]



