ECONOMIA SOLIDÁRIA

Projeto Pela Floresta, pelo Planeta… por Nós! Procura voluntários

A Associação EcoGerminar tem abertas inscrições para voluntários com idades entre os 18 e os 30 anos, decorrer o projeto “Pela Floresta, pelo Planeta… por Nós!”, no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que tem como principal objetivo, vigiar as zonas florestais de um posto de vigia fixo e observar e sinalizar zonas da freguesia que necessitem de limpeza por parte dos proprietários de terrenos florestais, particulares e outros, por forma a sensibilizar os intervenientes, para que hajam em conformidade.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa da responsabilidade do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, sendo a Associação EcoGerminar a entidade promotora do projeto em parceria com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, com a GNR (Guarda Nacional Republicana, o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

O projeto teve início no dia 15 de julho e termina a 1 de setembro. Os jovens voluntários têm direito a seguro; certificado de participação; formação geral sobre as atividades de vigia a desenvolver e o reembolso das importâncias despendidas no exercício das atividades, perfazendo 10 €/dia de 5 horas. Neste momento já se encontram inscritos oito voluntários, sendo estes alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nomeadamente desses oito, seis frequentam a licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação.

Para fazer a inscrição neste projeto os jovens deverão registar-se na plataforma dos programas do IPDJ (https://programas.juventude.gov.p) e entrarem em contacto com a Associação EcoGerminar.