No dia 4 de junho a rede portuguesa de economia solidária vai estar no Juncal do Campo (Castelo Branco) para vivermos o 2º Encontro Local de Economia Solidária, numa parceria da REDPES com a sua associada ECOGERMINAR, com o tema a “Reciprocidade na Tradição Local e o Desenvolvimento Comunitário”.
O Encontro terá o seu momento de itinerância dado que iremos percorrer algumas aldeias (Barbaído, Chão da Vã, Freixial do Campo e Juncal do Campo), para conversar com anciãos e anciãs que nos darão a sua memória das reciprocidades no trabalho agrícola e nas relações quotidianas onde a troca direta e uma profunda vivência comunitária poderão ser pontos interessantes para aprofundar a relação da economia solidária com tudo isto.
A EcoGerminar sensibilizou anciãos e anciãs das aldeias para desfiar a sua memória e para nos contarem vivências. Teremos um excelente pretexto para discutir se podemos inovar a partir da tradição e se saberes antigos podem ser pontos de partida para problemáticas do tempo presente…
Teremos ainda um almoço comunitário e uma excelente oportunidade para entendermos a articulação entre arte urbana e participação da comunidade, para percorrer ruas e observar fachadas onde o traço e o spray conjugaram o urbano com o rural.
Venha entender porque é que o fontenário do Juncal do Campo passou a ser um dos locais mais visitados do concelho de Castelo Branco e que o Ratatui também poderá ser interessante para a promoção dos queijos beirões!
A iniciativa insere-se no festival “ALDEIAS ARTÍSTICAS 2016 – ARTE, COMUNIDADE E SUSTENTABILIDADE” que decorre nas aldeias daquela freguesia beirã.
Faça a sua inscrição até ao dia 1 de junho aqui.
A RedPES e a EcoGerminar convidam todos os interessados a estarem presentes.