Documentário “Palmas” seguido de conversa com a Realizadora

FFES2016-PALMAS-CASTELOBRANCO

No próximo dia 28 de fevereiro, às 15h00, na antiga escola primária do Juncal do Campo vai passar o documentário “PALMAS”.  Esta projeção enquadrada pelos Fóruns “Finanças Éticas” e “Cidadania e Território” do qual a EcoGerminar fz parte, conta também com o apoio do projeto Há Festa no Campo e contará com a presença da realizadora Edlisa B. Peixoto onde terá também passagem por Faro, Lisboa, Coimbra, Porto e Covilhã.

 “PALMAS” conta a incrível história de uma comunidade cearense, que transformou a situação inicial de “moradores de favela” no Brasil na década de 70 e criou uma série de soluções inusitadas pra resolver seus problemas socieconómicos, o que resultou na criação de sua própria moeda O PALMAS e o Primeiro Banco Comunitário do Brasil; o Banco Palmas.

A organização refere que o filme documental de 62 minutos gravado em alta resolução,  resulta de um projeto de pesquisa, elaboração de roteiro e busca incessante nestes nove anos. Uma história contada por seus protagonistas, pela comunidade que, todavia segue afinando seus instrumentos de desenvolvimento.

A diretora Edlisa Barbosa Peixoto ganhou alguns prémios pelo roteiro deste filme, chegando a receber bolsa espanhola para trabalhá-lo em Madrid por 3 meses com tutoria de vários realizadores ibero-americanos.

A projeção do documentário será seguido de um espaço de conversa num modelo de assembleia comunitária com a realizadora de modo a aprofundarem-se reflxões e possibilidaes de algumas das iniciativas identificadas puderem ser também uma realidade no nosso território, pelo que a organizção convida todos os interessados a participarem nesta iniciativa. E se tivéssemos a nossa própria moeda local?

  Sinopse:

O que está em jogo quando alguém decide mudar seu destino?

O que é o dinheiro?  O que é riqueza e pobreza? E se o que você sabe sobre dinheiro não for verdade?

Na Década de 70, movido por interesses de especulação imobiliária, a Prefeitura de Fortaleza, desapropriou mil e quinhentas famílias de suas casas na zona costeira de Fortaleza. Essas famílias foram transferidas para um local há mais de vinte km de seu local de origem, sem a mínima infraestrutura de moradia e iniciaram um intenso movimento de reivindicações e lutas.

Essa seria mais uma história entre tantas que acontecem pelo Brasil e pelo mundo, não fosse o fato de que essa comunidade conseguiu não só, transformar-se de favela a bairro estruturado, mas criou seu próprio dinheiro: o PALMAS e um Banco! O primeiro banco Popular do Brasil; o Banco Palmas. Além da PALMATECNOLOGIA, que está agora sendo multiplicada pelo Governo Federal em mais de 100 municípios brasileiros e exportada para o mundo.

São eles que contam essa historia!

What is at play when someone decides to change his destiny ?

A documentary about a community that to get out of poverty created its own currency, o “PALMAS” and they also created a community bank

The first Community Bank in Latin America BANCO PALMAS

Ficha Técnica:Direção / Realização: Edlisa B. Peixoto;Pesquisa: Edlisa B. Peixoto;Roteiro: Edlisa B. Peixoto/ Armando Praça;Produção: Edlisa Peixoto / Camila Batistele / Cesar Teixeira;Som: Danilo Carvalho;Edição:  Vitor Furtado/Alexandre Veras/ Marco Rudolf;Pós- produção de Imagem: Edlisa B. Peixoto/Alexandre Veras/ Vitor Furtado;Pós- produção de som: Danilo Carvalho;Transcrição Português: Ellyne Peixoto;Legendas em inglês: Asier Asorena;Legendas em espanhol: Freddy Hormazabal

Anúncios