ECONOMIA SOLIDÁRIA

EcoGerminar no III Fórum do Interior

12195026_1011719458851529_890576101079846504_o (1)

III FÓRUM DO INTERIOR DISCUTE COMBATE À DEGRADAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL DO INTERIOR
PENACOVA – 6 e 7 NOVEMBRO

Despovoamento, envelhecimento da população, desemprego crescente, falta de oportunidades de trabalho, dificuldade de fixar a juventude, isolamento, altas taxas de pobreza, difícil acesso aos serviços básicos, estes são alguns dos traços comuns aos territórios de baixa densidade e que traduzem a sua degradação económica e social. Porém, todos os estudos e diagnósticos apontam também um conjunto diversificado de recursos para o desenvolvimento que estes mesmos territórios encerram.

O III Fórum do Interior vai-se debruçar, mais uma vez e como é sua missão, sobre esta realidade e as formas de a contrariar. Durante dois dias, académicos/as, estudiosos/as de várias universidades do país, autarcas, decisoras e decisores políticos, dirigentes e técnicos/as associativos vão discutir, refletir e avaliar experiências, tentando desbravar caminhos e apresentar propostas para a sustentabilidade e a viabilidade económica e social dos territórios mais despovoados do interior do país.

Sob o lema, Cooperação e Desenvolvimento Local, o III Fórum do Interior decorrerá em Penacova, na Biblioteca Municipal/ Centro Cultural, nos dias 6 e 7 de Novembro. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, estará presente na abertura dos trabalhos, sendo representada pelo Dr. Joaquim Felício, e a Conferência Inaugural será da responsabilidade do Dr. Artur da Rosa Pires, professor catedrático da universidade de Aveiro.

Ao longo destes dois dias, para além dos espaços de partilha de experiências e reflexão, que contarão com a presença de autarcas, dirigentes e técnicos/as com intervenção na área da economia social, será ainda apresentada a iniciativa Portugal Inovação Social e Programas de Financiamento, sendo esta sessão da responsabilidade da Dr.ª Alexandra Neves, ativador para o Ecossistema na Região Centro.

O III Fórum do Interior é organizado pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com o Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro e a Câmara Municipal de Penacova.