Workshop – Construção de Instrumentos Tradicionais de Percussão

CARTAZ_MODELO03_facebook

18 de Outubro – Workshop de Fabrico de Instrumentos Tradicionais de Percussão

Crianças, Familias

 

Inscrições limitadas a 15 participantes:

Enviar nome e contacto para hafestanocampo@gmail.com

 

Músico, especializado no fabrico dos instrumentos tradicionais, nasce em 1978, em Moçambique, na Província de Inhambane, Distrito de Inharrime, terra do povo Chope, conhecido pelas suas imensas orquestras das Timbilas, os maravilhosos xilofones do Sul de Moçambique.

Durante a sua infância, aprende os ritmos Makarra e ngodo e começa a ser influenciado pelas músicas e danças dos rituais dos Nhamissoro, os curandeiros locais. Pastando o gado com o seu tio, aprende também a construir e arranjar instrumentos musicais, Xitendes, chigovias, batuques e timbilas.

Nessa quotidianidade nasce a sua paixão pela música tradicional, e a vontade de investigar e mergulhar nos seus ritmos.

Durante a guerra civil é obrigado a mudar-se para Maputo, único enclave segura, e na capital começa um novo caminho, feito de desafios, lutas, novas amizades, novos horizontes e sempre, sempre a música nos seus passos. Enquanto trabalha, estuda e torna-se adulto, afina as suas técnicas de construção de instrumentos, participa em projectos juvenis de música, funda uma sua própria banda de música tradicional, os Malimba Tradicional, com vista a preservar os ritmos do País, de Rovuma até Maputo e organiza laboratórios de música para crianças das escolas primárias da capital.

Em 2006 começa a desenvolver um projecto com a colaboração da Associação dos Musicos Moçambicanos, que lhe concede um espaço para implementar a sua oficina de instrumentos tradicionais em pleno centro de Maputo. Começa assim a arranjar os djembes, as congas e os batuques dos músicos da cidade, a fornecer material artístico às associações culturais, às escolas e a visitantes apaixonados pela África e a sua música.

Chega a Lisboa nos finais de 2007 para se juntar à sua família e continuar a estudar, levando com ele a sua paixão sempre nova, pela música, os seus projectos e a vontade de fazer conhecer a música moçambicana em Portugal.

As suas colaborações artísticas são imensas e variadas, e não faltam participações em projectos sociais (em particular com crianças de rua) e humanitários.

È membro fundador da companhia de canto e dança Amor da Noite, através da qual se desenvolveram muitos dançarinos e músicos, agora presentes na cena artística de Maputo (uma das bandas mais conhecida e amiga é a Orquestra Timbila Muzimba).

Em 2001 funda a banda Malimba Tradicional, com a qual realiza diferentes projectos, nomeadamente, laboratórios de música para crianças e jovens nas diferentes escolas de Maputo (em particular na Escola Portuguesa de Moçambique) e concertos de sensibilização e prevenção do HIV, em colaboração com a Cooperação Italiana e Ministério da saúde Projecto Cinemarena”.

É fundador do quinteto Mozafro e tem vindo a trabalhar com o maestro Gama, compositor, professor de música e director do coro Gospel Wutchendje, com quem realizou um demo de temas inéditos de influência afro-fusion.

Em Moçambique é membro activo da Associação dos Músicos Moçambicanos, com a qual realizou laboratórios e pesquisas sobre os ritmos tradicionais.

Esta actualmente em Lisboa a estudar Antropologia na Universidade nova de Lisboa tencionando especializar-se em etnomusicologia.

È membro do colectivo artístico do CENTRO INTERCULTURACIDADE em Lisboa, onde dirige oficinas de construção e iniciação às técnicas de execução de instrumentos tradicionais africanos e onde lidera o grupo musical MALIMBA, que junta músicos africanos e europeus.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s